15 de out. de 2011

Por que razão se deve trabalhar com um designer?

Existem empresas que concebem o negócio como um processo que transforma matérias-primas em produto, sendo a produção o eixo central da estratégia e a rede de distribuição o suporte para chegar ao mercado. Contudo, por melhor que possam optimizar todos os processos produtivos e redes de distribuição para colocarem o produto de modo economicamente viável no mercado, o seu papel não se esgota com a colocação no mercado; existem outros concorrentes, existem outros mercados e acima de tudo existe um consumidor que terá de adquirir o produto para que todo o ciclo empresarial faça sentido.
Existem vários produtos para a mesma função. Para que o consumidor se torne um utilizador efectivo ele tem que sentir afinidade para com o produto; o produto tem de estar de acordo com as suas necessidades físicas, psicológicas, culturais e económicas para que possa ser adquirido. O designer é um profissional que interpreta e traduz estes conceitos para produtos e serviços concretos. E fá-lo integrando o contexto onde o produto irá ser utilizado e por, assim como os valores da empresa, as suas capacidades técnico-produtivas e económicas.
Para o conseguir é necessário que utilize uma metodologia projectual que engloba pesquisa, definição, desenvolvimento e detalhe para além das anteriormente enunciadas. Daí que o desempenho do design numa empresa seja melhor se for realizado por um profissional com habilitação para o fazer; um designer. 

Por vezes o design não é utilizado porque há um desconhecimento sobre de que modo ele poderá beneficiar a empresa, como são as suas metodologias, qual é o seu raio de acção e por uma percepção ambígua do seu significado. Existem diversas entidades a quem os empresários podem recorrer, de modo a que se trabalhe de forma conjunta e equitativa para todos os intervenientes do processo, com o intuito de melhorar a sua competitividade.
Entre designers e empresas o objectivo é comum: realizar produtos / serviços de qualidade, inovadores, competitivos e adequados a quem deles necessita.

Nenhum comentário: