19 de abr. de 2012

O segredo (já não) é a alma do negócio


Se um dos principais pressupostos da personalização em massa é a produção do produto quando já existe uma adjudicação ao cliente final, então o prazo da entrega será diferente se comparado com um produto de série. O cliente tem de ter o conhecimento exacto do prazo de entrega do produto e para que tudo seja operacionalizado atempadamente o processo produtivo - que depende de diversos factores externos coordenados pela empresa – tem de ser fiável. Torna-se indispensável a cooperação entre diversos sectores, entre empresas que por vezes concorrem no mesmo mercado para que a produção / entrega do produto seja realizada de acordo com o prazo previsto. Para que esta rede de parceria seja efectiva e funcione, garantindo um ecossistema empresarial equilibrado, é necessária confiança e lealdade entre empresas que operam como concorrentes em certos mercados e parceiras noutros, de acordo com quem solicita o serviço / produto. As empresas irão operar como criadoras, distribuidoras ou produtoras, consoando o projecto, mas acima de tudo Parceiras.
A rede de parceria poderá ser explorada em diversas vias: na aquisição conjunta de máquinas-ferramenta pagas por utilização de horas de trabalho; pelo desenvolvimento de produtos com maior grau de especialização em diferentes áreas; na partilha de redes de distribuição.
Á semelhança da facilidade de comunicação com o potencial cliente e o cliente efectivo, a comunicação com os parceiros da rede de produção e distribuição terá como base as tecnologias de informação e comunicação.

Nenhum comentário: